Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala vollii Brade EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva na Serra do Caparaó, em Minas Gerais (Pastore & Marques, 2009; Pastore et al., 2013). Ervas cespitosas típicas de áreas encharcadas dominadas por Sphagnum spp. em Campos de Altitude associados ao domínio Mata Atlântica (Pastore et al., 2013). Apresenta EOO de 112 km²; AOO de 20 km² e está sujeita a duas situações de ameaça, no Parque Nacional do Caparaó e no seu entorno (CNCFlora, 2013). São ameaças a espécie a expansão agrícola e extração de madeira, bem como atividades agropastoris na área de entorno da Unidade de Conservação (Oliveira, 2006). Considerando a especificidade de hábitat dessa espécie, os poucos remanescentes que ainda conservam esses ecossistemas e o intenso grau de ameaça a que estão suscetíveis, são necessários investimentos em pesquisa e em ações de conservação para a espécie e para os ecossistemas em questão.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega vollii (Brade) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala vollii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

- Pastore, J. F. B. & Marques, M. C. M. 2009. Duas novas espécies de Polygala (Polygalaceae) da região da Chapada dos Veadeiros, GO, Brasil. Acta Bot. Bras., 23 (2): 446-450.

- Oliveira, F. S. 2006. Diagnóstico dos fragmentos florestais e das áreas de preservação permanente no entorno do Parque Nacional do Caparaó, no estado de Minas Gerais. Dissertação de mestrado em Ciência Florestal. Universidade Federal de Viçosa. 59p.

Como citar

CNCFlora. Polygala vollii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala vollii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55